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Os benefícios do alongamento para o corpo

Relaxar o corpo, conseguir uma postura correta, melhorar a circulação sanguínea, acabar com dores musculares e até cólicas menstruais. Imagine unir todos estes benefícios em um só exercício. Isto é o alongamento!

O alongamento é composto por uma série de exercícios que trabalham a musculatura e postura corporal na parte cervical (pescoço), coluna, membros e região pélvica (próximo à virilha), toráxica e lombar (onde terminam as costas). Os exercícios de alongamento são indicados tanto para quem faz atividades físicas regularmente como para quem está sedentário a algum tempo.

De acordo com ortopedista, a musculatura se contrai nas atividades que fazemos diariamente ou pela postura incorreta. O alongamento vai justamente relaxar o stress muscular, causado por um trabalho repetitivo ou por exercícios. Segundo Garcia, pessoas de todas as idades podem fazer alongamento, mas, como tudo que se refere ao corpo, é preciso consultar um médico antes de começar.

 O melhor horário para se fazer os exercícios é de manhã. “Nesse horário, o corpo está vindo de horas de relaxamento provocadas pelo sono, se preparando para iniciar um dia de atividades e por isso está mais disposto”, explica o médico. Mas, para as pessoas que têm má postura ou um dia de trabalho muito repetitivo, como usuários de computador ou dentistas, o ideal é que também façam alongamento após o trabalho.

Principais benefícios do alongamento

  •  Auxilia em uma respiração adequada aumentando a oxigenação do sangue;
  •  Diminui as tensões;
  • Reduz o risco de lesões;
  •  Facilita a execução de movimentos no dia-a-dia;
  •  Aumenta a auto-estima;
  •  Diminui dores musculares;
  •  Auxilia na reabilitação de problemas estruturais;
  • Melhora o funcionamento de todos os órgãos vitais;
  •  Aumenta a capacidade de concentração;
  • Ativa a circulação sanguínea;
  •  Tranquiliza e relaxa;
  •  Auxilia no bom posicionamento da coluna vertebral;
  •  Combate o stress;
  •  Melhora a qualidade de vida.

Para começar o alongamento, o primeiro passo é procurar uma academia de ginástica ou um local especializado neste tipo de exercício. Peça para fazer uma aula experimental. O ideal é que o professor faça os exercícios em um ambiente tranqüilo e relaxante com uma música de fundo.

O alongamento vai testar os limites do seu corpo, portanto é comum que as dores ocorram no início, afinal você não está acostumado a fazer os movimentos propostos. Depois de alguns meses a sua flexibilidade vai aumentar e com isso a facilidade para realizar os movimentos também.

Fonte: igeduca

 

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