Av. Brás de Pina, 2780 A Vista Alegre - RJ
21 3351-4416 / 3459-5783 / 2481-1636 homeopatia@solardaservas.com.br
19 anos levando saúde até você!

Oesteoporose

O QUE É?
A osteoporose é uma doença degenerativa motivada pela perda de cálcio nos ossos. A partir dos 30 anos toda mulher começa a perder cálcio e esta perda, que é no início lenta, torna-se acentuada após os 45 anos, principalmente na fase pré-menopausa.

Isso se dá pelo mau hábito alimentar, causa comum da carência de minerais essenciais ao organismo e principalmente pela menor produção nesta fase da vida, do hormônio estrogênio, responsável pela reposição e manutenção do cálcio nos ossos. Como 20% do cálcio é reabsorvido e substituído todos os anos, quando o corpo não recebe a quantidade necessária para o funcionamento de outros órgãos, ele retira o que falta dos ossos. Esta perda os torna frágeis, sujeitos a fraturas e deformações e em casos extremos, a deficiência física e a invalidez.

COMO EVITAR?

Para se evitar, o ideal é desde a juventude praticar esportes que fortifiquem os músculos, como a natação, e ingerir alimentos ricos em cálcio, vitaminas A e D e minerais como o magnésio e o fósforo (necessários ao metabolismo do cálcio). Devido à grande incidência nas mulheres, como prevenção, deve-se visitar anualmente o médico para exames hormonais e de densidade óssea após os 40 anos. É recomendável também a prática de esportes, o cuidado com a alimentação, andar ao sol diariamente e tomar complementos de cálcio.

ALIMENTOS RICOS EM CÁLCIO

Leite e derivados, óleo de girassol, soja, sardinha, feijão, amendoim, nozes e verduras.

Nenhum comentário.

Deixe um comentário