Av. Brás de Pina, 2780 A Vista Alegre - RJ
21 3351-4416 / 3459-5783 / 2481-1636 homeopatia@solardaservas.com.br
19 anos levando saúde até você!

Câncer de Mama

Faça mensalmente seu auto-exame na semana seguinte à menstruação.

Após a menopausa, o exame deverá ser feito sempre no primeiro dia do mês.

O CÂNCER

Doença malígna causada por um crescimento anormal das células que formam os tecidos. A exposição à radiotividade, o hábito de fumar, a ingestão de certas substâncias tóxicas, algumas infecções viróticas e fatores hereditários, são algumas das condições que podem vir a colaborar para o aparecimento do câncer. Como o câncer de mama tem uma grande possibilidade de cura em seu estágio inicial, toda mulher deve fazer mensalmente o auto-exame.

Este auto-exame é um procedimento simples, mas eficaz para detectar a doença no início.

PROCURANDO NÓDULOS NO BANHO

Com os dedos esticados, aproveite a pele molhada ou ensaboada para pressionar suavemente toda a superfície da mama, procurando alguma saliência, caroço ou endurecimento da pele. Use sempre o braço do lado contrário ao seio que vai examinar.

PROCURANDO SECREÇÕES NO MAMILO

Com os dedos polegar e indicador, aperte suavemente o mamilo de cada uma de suas mamas. Caso apareça qualquer secreção abundante ou sangüinolenta, procure imediatamente o seu médico.

PROCURANDO ALTERAÇÕES NO FORMATO DAS MAMAS EM FRENTE AO ESPELHO

Olhe com atenção procurando inchaço, depressões ou modificações no mamilo de cada mama. Comece com os braços caídos ao longo do corpo e depois com os braços elevados acima de sua cabeça.

PROCURANDO NÓDULOS DEITADA

Coloque uma de suas mãos atrás da cabeça e com os dedos médios e indicador da outra esticados, pressione suavemente a mama com movimentos circulares da periferia até o mamilo. Repita o exame na outra mama invertendo os braços.

ATENÇÃO

Procure imediatamente seu médico caso note a existência em suas mamas de qualquer anormalidade tais como: nódulos, deformação ou modificação no contorno, qualquer retração ou desvio dos mamilos, qualquer saliência ou reentrância na pele, eczema ou ulceração em torno do mamilo, sangramento ou derrame no mamilo e caroços duros nas axilas.

Nenhum comentário.

Deixe um comentário