As alergias têm diversas causas. Mas independente das causas, os médicos especialistas no assunto aconselham os pais a tomarem várias precauções:
Alimentação
Deve-se evitar alimentos como: chocolate, doce de leite, peixe, mariscos, morango, tomate, alimentos cítricos ou com corantes.
Ambiente
Todo ambiente em que a criança estiver deve estar bem limpo. Não deve ter carpetes, tapetes e cortinas. Deve-se ter muito cuidado com a poeira doméstica, por causa do acúmulo de ácaros. As fezes dos ácaros provocam reações alérgicas quando entram em contato com a pele. Algumas espécies podem inclusive causar sarna.
Animais domésticos
Cães, gatos e pássaros devem ser mantidos longe das crianças que apresentam quadros alérgicos.
Roupas
Aconselha-se o uso de roupas de algodão, pois a lã é um grande causador de alergias.
Plantas e Flores
É necessário evitar o contato direto com plantas e flores, especialmente durante a primavera e outono, pois o pólen é muito alergênico.
Cigarro
Fumaça de cigarros, cheiro de cigarro nas roupas de outras pessoas e cheiro de cinzeiros podem causar alergias. Medicamentos
Não se deve medicar a criança sem prescrição médica, a fim de evitar possíveis problemas de alergia.
Perfumes e Cosméticos
Seu uso deve ser controlado.
Insetos
Os bebês devem ser protegidos com mosquiteiros, pois a picada de certos insetos pode causar sérias alergias . Já as crianças devem utilizar repelentes de mosquitos. Algumas crianças têm maior tendência a desenvolver certos tipos de alergia. Portanto, cada responsável deve observar as reações do organismo de seu filho e evitar expô-lo aos seus causadores alergênicos.