Av. Brás de Pina, 2780 A Vista Alegre - RJ
21 3351-4416 / 3459-5783 / 2481-1636 homeopatia@solardaservas.com.br
19 anos levando saúde até você!

Tratamento da menopausa

A perda da densidade óssea, conhecida como osteoporose, é frequentemente responsável pelas fraturas ocorridas na mulher, vítima também de outras doenças relacionadas à fase do climatério.

É possível encontrar correntes a favor e contra a terapia de reposição hormonal – TRH, pois existe o temor de os hormônios favorecerem o aparecimento de CÂNCER.

No entanto, diversas pesquisas e estudos comparativos foram realizados e constatou-se que o desenvolvimento do câncer deu-se na mesma proporção. Porém, as mulheres que haviam recebido a TRH, obtiveram mais tempo de vida em função da melhoria de seu estado geral de saúde.

Os hormônios administrados a pacientes nesta etapa da vida agem dificultando a fuga do cálcio e do colágeno dos tecidos, melhoram o trofismo dos genitais, permitindo que levem uma vida sexual normal – melhoram a libido – livre da dor e do desconforto que a atrofia senil provoca nessas mulheres. Reduzem a ocorrência de doenças cardiovasculares, melhoram o humor, dificultando a instalação da demência e da doença de ALZHEIMER. Melhoram as dores ósseas e articulares que surgem nessas pacientes, normalmente confundidas com dores reumáticas.

É importante ressaltar que a reposição hormonal não traz a mulher de volta aos 18 anos, pois o envelhecimento faz parte da vida, mas, com certeza, tornará mais agradável essa travessia.

Alguns conselhos úteis como os que serão listados a seguir, completam as orientações às mulheres menopausadas:

  • Praticar uma atividade física diária. Caminhada, dança, ioga, tai-chi-shuan, ginástica leve, ou antiginástica;
  • Trabalhar, se possível, com algo que lhe dê prazer e possibilidade realizadora;
  • Tomar o sol da manhã, diariamente, 20 a 30 minutos, com roupa que exponha o máximo do corpo ao sol, a fim de fixar a Vitamina D, sem a qual se perde cálcio. Evite apenas a longa exposição e o sol do meio-dia, para impedir o surgimento de manchas, rugas e câncer de pele;
  • Ingerir alimentos ricos em cálcio como leite e seus derivados, couve, brócolis, repolho, carne branca (aves e peixes);
  • Repor hormônio pela via que melhor se prestar a cada caso particular.

Além do tratamento tradicional de reposição hormonal, atualmente existem cerca de 500 plantas estudadas e catalogadas, contendo fitoesteróides (fito-hormônios).

Dentre os fito-hormônios com maior número de trabalhos científicos que comprovam sua atividade hormonal, destacamos o DONG QUAI (Angelica sinensis), YAM MEXICANO (Wild Yam ou Inhame Selvagem Mexicano), ISOFLAVONAS (Fitoestrogênios retirados da soja) e o BLACK COHOSH (Cimífuga racemosa).

Lembramos, outrossim, a importância da orientação médica, pois somente esse profissional pode identificar a melhor opção terapêutica e tratá-la de maneira correta.

1 resposta

  1. Onde encontrar essas medicacao? RGS em POA e litoral
    Att

Deixe um comentário