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O sono é fundamental para a saúde

Veja dicas de como dormir bem e aprenda uma meditação para facilitar o sono!

O sono permanece um mistério para muitos!

Sonhos parecem ser uma vida paralela, reais, impressionantes, simbólicos, muitas vezes fugidios, não se deixam agarrar.

Porém nem todos conseguem dormir bem, sonhar, e acordar dispostos e prontos para um novo dia. Por que isso ocorre?

Após um dia repleto de atividades, pensamentos, preocupações, movimento, encontros e desencontros, chegamos ao final do dia cansados, e necessitamos de repouso e refazimento.

O sono tem o papel de proporcionar o repouso físico e mental, a reparação das lesões físicas, a reorganização da atividade cerebral e o estabelecimento das memórias, dentre diversas outras funções.

O natural então é que a noite, já cansados, sintamos sono, que deve vir de maneira natural, sem nenhuma dificuldade nem necessidade de medicamentos.

Infelizmente não é o que ocorre com grande parte da população, que utiliza medicamentos indutores do sono, ansiolíticos e outros.

Isso ocorre porque apesar do cansaço, não conseguem iniciar naturalmente o sono, ou não tem um sono contínuo, apresentando diversos despertares durante a noite.

O sono de boa qualidade deve iniciar naturalmente após deitarmos, ser contínuo durante toda a noite, tranquilo, seguir todas as fases, não REM e REM, com sonhos, por um período suficiente para proporcionar repouso, e com um despertar natural com a sensação de descanso e vigor para o novo dia.

Algumas pessoas têm uma maior predispostas à insônia. Pode ser um problema recorrente na sua família, ou causado por alguma doença.

Enquanto uns conseguem relaxar melhor, outros podem ter mais dificuldade e assim isso se reflete em seu padrão de sono.

É importante tratar os fatores que possam contribuir para diminuir a qualidade do sono, e assim conquistar um sono reparador.

O que atrapalha o sono: estresse, a ansiedade, a depressão, excesso de café, álcool e estimulantes, ruídos excessivos, dormir com a TV ligada ou luz acesa, temperaturas extremas, fria ou quente, comer demasiadamente antes de dormir, a falta de rotina ou dormir cada dia em um horário diferente, excitação emocional excessiva antes de dormir, como ver filmes violentos ou assustadores, ou passar por situações que geram raiva ou angústia, doenças crônicas não controladas como a hipertensão arterial, diabetes, hipo ou hipertireoidismo, obesidade, que podem gerar a apneia do sono e perturbar os ritmos naturais do sono, todos estes e outros fatores podem prejudicar a qualidade do sono e devem ser evitados.

E quantas horas diárias precisamos ter de sono? Oito horas por dia é uma média para pessoas adultas. Quanto mais jovem, mais necessidade de sono. Um bebê pode passar bem mais da metade do seu dia dormindo. Cada fase da vida requer uma quantidade específica de sono e apresenta um padrão próprio. Há pessoas que se sentem bem com menos sono, 6 ou 7 horas ao dia, outras necessitam entre 9 e 10 horas.

Quanto a quantidade de horas necessárias fugir muito da média, o médico poderá diagnosticar se se trata de um padrão pessoal ou se deve a alguma patologia física ou emocional que esteja afetando negativamente o sono.

Algumas DICAS importantes para uma boa noite de sono:

– Para ter um sono de boa qualidade e reparador devemos realizar a chamada higiene do sono, que é um preparo que se faz já durante o dia, desde horas antes de ir dormir.

– Devemos evitar o excesso de café, álcool e estimulantes horas antes de dormir, ambientes devem estar livres de ruídos excessivos, devemos dormir com a TV desligada e as luzes apagadas, os ambientes devem estar escuro e ter temperatura agradável, devemos comer moderadamente antes de dormir, manter uma rotina no horário de dormir cada dia, somente ver filmes que não causem emoções excessivas, violentos ou assustadores, ou passar por situações que geram raiva ou angústia próximo ao horário de dormir.

– A cama é um lugar próprio para dormir ou para namorar. Evite discutir ou brigar, ficar vendo TV, ou outras atividades que gerem emoções negativas ou um estado de alerta e atenção, pois após serem criados esses hábitos na cama, o local se torna uma “âncora” que reativa as mesmas sensações assim que você deita, e isso não é compatível com um bom sono.

– É benéfico tomar um banho quente antes de deitar, ajuda a relaxar os músculos, aumenta a vasodilatação periférica e refresca o corpo.
Tome chá de camomila morno antes de dormir. A camomila é um relaxante natural.
Coloque algumas gotas de essência de lavanda na ponta de seu travesseiro. A aromaterapia tem efeitos benéficos para saúde e a lavanda gera relaxamento.

– Se houver dificuldades para dormir, pode ser muito útil tratar a ansiedade e o estresse, através da atividade física, a utilização da Medicina Integrativa como a acupuntura e a homeopatia que equilibram o corpo e a mente, harmonizando a saúde e as funções orgânicas.

– A psicoterapia pode ajudar a lidar com os problemas emocionais que também estejam influenciando o sono.

– Aprenda a meditar e utilizar técnicas de gerenciamento do estresse, para modular a resposta do Sistema Nervoso Autônomo.

A meditação, que produz a conhecida “Resposta de relaxamento”, na qual o corpo e a mente relaxam progressivamente durante o decorrer da atividade, e assim o sono ocorre mais naturalmente. Meditar faz com que nosso organismo reduza o nível dos neurotransmissores responsáveis pelo estresse e ansiedade, com a adrenalina e cortisol, e aumenta os níveis daqueles que promovem o bem estar e relaxamento, caso da serotonina e das endorfinas.

Muitas pessoas podem se beneficiar fazendo a prática da meditação deitadas na cama a noite, ou minutos antes de deitar, e com a resposta de relaxamento o sono vem mais naturalmente. Ao pegarem no sono naturalmente a prática se interrompe, e o sono fisiológico continua. Em outras, a meditação traz muita energia e disposição, o que pode dificultar a indução do sono, então estas pessoas devem meditar durante a manhã ou à tarde para obter os benefícios.

-Em alguns casos medicamentos, homeopáticos, fitoterápicos ou psicotrópicos serão prescritos após avaliação de seu médico assistente.

– Aqui vai uma orientação passo a passo de uma técnica de MEDITAÇÃO PARA ALIVIAR A INSÔNIA:

Deite com as pernas descruzadas, costas na cama e mãos ao lado do corpo. Feche os olhos e perceba como se sente. Tome consciência da respiração, entrando e saindo. Se sentir alguma parte de seu corpo tensa, imagine a respiração indo suavemente até estes pontos e desbloqueando a dor e a tensão.

Se vierem pensamentos, lembranças ou imagens, não se apegue a elas, perceba e observe que estão aí, e deixe que passem como uma nuvem no céu e volte a prática observando a respiração. Faça isto quantas vezes for necessário. Com o decorrer da meditação, você irá relaxando e o sono será induzido suave e naturalmente.

Fonte: Mais Saúde – Blogs AT

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