Essencial para diversas funções vitais do organismo, a luz do sol promove a síntese de vitamina D, aumenta a produção dos hormônios relacionados ao prazer e bem-estar e tem importante papel na manutenção da saúde mental. Apesar de saudável, o hábito de tomar sol precisa de alguns cuidados para não dar origem a problemas graves.
A exposição prolongada aos raios solares pode causar insolação e, em longo prazo, traz alterações para a pele como o aparecimento de rugas, perda de elasticidade, envelhecimento precoce e até mesmo o desenvolvimento de um câncer de pele.
Saiba quais medidas adotar para aproveitar apenas o melhor do verão.
- Utilize um filtro solar que bloqueie os raios UVA e UVB e com fator de proteção solar (FPS) no mínimo 15. Lembrando que quanto mais clara a pele, maior deve ser o FPS.
- Aplique o produto no corpo inteiro 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplique a cada duas horas, intervalo que deve diminuir de acordo com o tempo que a pessoa passa na água.
- Ombros e rosto merecem atenção especial, pois são as partes mais expostas aos raios ultravioletas. Não se esqueça do peito do pé e das orelhas.
- A risca do couro cabeludo também sofre com o sol e pode inclusive descascar. Invista em produtos que protegem os fios e prenda-os em um rabo de cavalo para proteger a raiz.
- Também utilize bonés ou chapéus, que protegem não só o rosto, mas também o couro cabeludo.
- Evite tomar sol das 10h e às 16h, quando a intensidade dos raios ultravioleta é maior. Se estiver na praia entre esse horário, fique embaixo do guarda-sol ou se proteja com uma camiseta.
Atenção: Mormaço também queima. Por isso, não dispense o uso do protetor solar quando o céu estiver nublado ou você pode ter uma surpresa desagradável no fim do dia. Os olhos também sobre com a ação dos raios solares, por isso, use sempre óculos escuros com proteção UVB.
Fonte: web