Av. Brás de Pina, 2780 A Vista Alegre - RJ
21 3351-4416 / 3459-5783 / 2481-1636 homeopatia@solardaservas.com.br
19 anos levando saúde até você!

Combine alimentos para ganhar nutrientes

Arroz com feijão é só uma das duplas que tornam sua refeição bem mais poderosa,um prato colorido e com boas proporções entre os grupos alimentares (carboidratos, proteínas, gorduras) garantem os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo sem extrapolar nas calorias.

Para atingir esse objetivo, entretanto, existe ainda um truque: combinar os alimentos certos para aumentar o aproveitamento dos nutrientes – caso do ferro, quando consumido na presença de vitamina C.

Arroz com feijão

O arroz com feijão é uma dupla mais do que recomendada, pois o que falta em um pode ser encontrado no outro. Isso porque os aminoácidos (menor unidade formadora das proteínas) do arroz somados aos do feijão tornam o prato uma fonte proteica semelhante à carne (de alto valor biológico), ou seja, reúnem todos os aminoácidos essenciais e em quantidades ideais para o organismo.

“Além disso, o arroz apresenta um índice glicêmico elevado, aumentando a taxa de glicose no sangue, enquanto que o feijão é rico em fibras, que mantêm a glicemia estável”, afirma a nutricionista Cátia Medeiros, da clínica Atual Nutrição, em São Paulo.

Tomate com azeite

“As gorduras mono e poli-insaturadas, presentes no azeite, permitem maior absorção do licopeno, antioxidante presente no tomate. O licopeno é um carotenoide conhecido por combater radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e pelo surgimento de diversas doenças, como o câncer.

Outra dica para melhorar a absorção desse nutriente pelo organismo é optar pela versão em molho do tomate. “O aquecimento rompe membranas que liberam o licopeno e favorecem o contato com a parede intestinal”, diz. Por isso, nada melhor do que ma macarronada com um fio de azeite como toque final.

Carne com laranja

A laranja é uma excelente fonte de vitamina C. A carne vermelha, por sua vez, é rica em ferro. “Se consumidos juntos, o ferro é mais bem aproveitado pelo corpo”, afirma a nutricionista Daniela.

A união é importante principalmente quando a fonte de ferro for de origem vegetal. Neste caso, a vitamina C é indispensável para que haja absorção do nutriente.

Mamão com linhaça

Mamão e linhaça são uma dupla mais do que recomendada para pessoas com prisão de ventre. “Ambos os alimentos auxiliam no bom funcionamento do intestino”, afirma a nutricionista Cátia.

O mamão é rico em fibras, sais minais e betacaroteno, potente antioxidante. A linhaça, por sua vez, é fonte de fibras solúveis e insolúveis, que aumentam o bolo fecal e auxiliam no trânsito intestinal.

Abacaxi com hortelã

Para uma boa digestão, nada melhor do que a combinação do abacaxi com a hortelã. A fruta possui a enzima bromelina, que auxilia na digestão como um todo, mas especialmente de carnes e gorduras.
Já a hortelã, estimula o aparelho digestivo e, quando consumida em chá,combate dores de barriga e a prisão de ventre.

Leite com banana

Combinação ideal para o café da manhã ou o lanche da tarde, a banana com leite é uma ótima pedida.

Segundo a nutricionista Cátia, a banana é rica em carboidratos, vitamina B6, potássio e fósforo. “Junto com o leite, a refeição ainda se torna uma boa fonte de proteínas e cálcio, que é retido no organismo graças ao potássio”, afirma.

A bebida é recomendada para reforçar o sistema imunológico, a elasticidade dos músculos e o fortalecimento ósseo.

Cenoura com ervilha

O zinco, presente na ervilha, é fundamental para a formação de uma proteína responsável pela conversão do betacaroteno, encontrado na cenoura, em vitamina A”, afirma a nutricionista Cátia.

A vitamina A é um poderoso antioxidante e ainda é fundamental para a saúde ocular, pois protege a córnea, parte transparente e protetora dos olhos.

A profissional complementa dizendo ainda que o zinco pode ser encontrado em outras leguminosas, como o feijão, a lentinha e o grão de bico.

Tomate com brócolis

Tomate e brócolis travam uma verdadeira batalha contra o crescimento de células tumorais.

O licopeno do tomate e o sulforafano do brócolis são potentes antioxidantes e são famosos principalmente na prevenção do câncer de próstata.

Fonte: Web

Nenhum comentário.

Deixe um comentário