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Alimentação saudável no verão

O verão é a temporada em que é possível ter mais cuidado com a saúde e corpo de forma adequada.

Esta atenção está voltada a uma alimentação mais leve e mais saudável, beber muita água, praticar atividades físicas ao ar livre, como caminhada, corrida, andar de bicicleta, fazer esportes na praia, entre outras.

Além disso, é importante manter uma dieta balanceada, composta por frutas, legumes e verduras frescas, que, durante o verão, são mais fáceis de encontrar na feira.
Por esse motivo, aproveite a estação para desintoxicar o corpo das toxinas e aumentar o metabolismo.

O recomendado para esta época do ano é consumir pelo menos 5 variedades de frutas e vegetais diariamente.

Escolha os tipos que você mais gosta de comer, prepare uma salada de frutas para sobremesa, e os vegetais em uma salada ou refogado.

Lista de Alimentos Recomendados

  • Fibra: As fibras promovem a digestão e também ajudam a reduzir o colesterol, estabilizam os níveis de glicose no sangue, agem no combate à diabetes e ainda elevam a satisfação, fazendo com que você coma menos e, assim, perca peso.

 

  • Vitaminas e minerais: As frutas e os vegetais possuem muitas vitaminas e minerais e são pouco calóricas. Ideais para os dias quentes, porque causam frescor.

 

  • Fitoquímicos: Os fitoquímicos são compostos que preservam nos alimentos de origem vegetal, as propriedades benéficas à saúde. Eles estão presentes em grande parte dos vegetais.

 

  • Legumes de raiz: Cenoura, batata, beterraba, batata doce, inhame e nabo, que são os carboidratos bons para o organismo.

 

  • Laranja: A laranja é uma ótima fruta para se consumir no verão, pois ela é aquosa, mata a sede e possui um alto nível de beta-caroteno e outros antioxidantes. Além disso, o alimento está associado a uma diminuição nos riscos de câncer e doença cardíaca.
  • Sulfetos Alílicos: Alho, alho-poró, cebola e cebolinha podem ser consumidos em saladas e refogados.

O alho é ideal para tratar e prevenir os níveis de colesterol LDL (colesterol ruim) no sangue.

  • Vegetais crucíferos: Couve-flor, repolho, rabanete, nabo e brócolis, possuem vitamina C, magnésio, potássio, vitamina K e são fontes de fibras. Além disso, são repletos de carotenoides, compostos com propriedades anticancerígenas e ajudam a abaixar o colesterol LDL do sangue. Abóbora e abobrinha são fontes de potássio, vitaminas do complexo B, vitamina C, ácido fólico, fibras, carboidratos e caretenóides.

 

  • Pimentas: Elas  contêm vitamina C, sais minerais, fibras e capsaicina, uma substância benéfica contra o colesterol ruim.

 

  • Verduras: Alface, acelga, espinafre, couve, agrião e rúcula possuem betacaroteno, fibras, cálcio, ferro, vitamina C, vitamina K. As folhas mais escuras são as que mais concentram nutrientes.

Também contam com a presença do ácido fólico, que minimiza o risco de doença cardíaca. O espinafre é abundante em luteína, uma substância essencial para a boa função dos olhos.
Tomates e derivados (molho, extrato e polpa de tomate, conserva de tomate) possuem licopeno, substância que reduz o risco de câncer de pulmão, próstata, estômago, cólon e mama.

Frutas vermelhas: Morango, framboesa e amora são essencialmente ricas em fitoquímicos, como os carotenoides que agem na prevenção do câncer e fibras que ajudam a reduzir o colesterol.

Fonte: Site: SaúDicas

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